Franquias: A história do Habib’s

Semanalmente iremos contar histórias de como algumas empresas, que iniciaram pequenas, se tornaram grandes nomes da franquia no Brasil e no mundo. Além de conhecermos histórias interessantes, essa seção com certeza vai aguçar a criatividade e inspirar empreendedores em busca de novas ideias. Iniciaremos com a história do Habib’s:

Habib’s: Genial como os brasileiros

Quando a rede Habib’s inaugurou em 1988 sua primeira loja na Rua Cerro Corá em São Paulo, certamente o mercado de alimentação não imaginaria o crescimento vertiginoso por qual o Habib’s iria trilhar nas últimas duas décadas, alcançando a marca atual de 305 endereços distribuídos pelo Brasil e 150 milhões de consumidores, o que colocou o Habib´s como a maior rede de fast food genuinamente nacional.

Como foi o crescimento Habib’s:

1988 – O começo
O Habib’s inaugura sua primeira loja na Rua Cerro Corá em São Paulo. A partir do sucesso do empreendimento, alguns sócios se unem com a meta de abrir novas lojas.

1991 – Padronização
Uma cozinha central é montada e recebe infra-estrutura de ponta, passando a atender todas as lojas da rede 24 horas. A partir daí, toda a produção e distribuição da rede passa a ser centralizada, garantindo um maior controle de qualidade.

1992 – A vez do franchising
Aposta no sistema de franquia e inaugura a primeira loja franqueada da rede em Santo André, São Paulo.

1993 – Novas centrais de produção
Cria uma nova central de produção de pães e discos de pizza e uma sorveteria, ambas com tecnologia sofisticada, para suprir a necessidade da rede. No mesmo ano inaugura a nova sede administrativa do Habib’s para dinamizar a operacionalização das lojas e um auditório, dando abertura a uma série de cursos buscando a qualidade total.

1994 – Franquia do ano
Inicia a prospecção de outras cidades que irão operar através de master franquias. No mesmo ano, sai como um dos empresários de maior destaque no país por dobrar o número de lojas da rede; numa edição especial da Revista Exame. O Habib’s recebe o prêmio de franquia do ano de 94 e fica entre as dez melhores franquias que operam no país.

1995 – Rumo ao interior de São Paulo
O Habib´s dá início ao processo de expansão rumo ao interior. Pela segunda vez consecutiva, a rede recebe o prêmio de melhor franquia do ano.

1996 – Coca-Cola no cardápio
A rede define a localização e começa o processo de adaptação das futuras instalações da sua unidade produtiva no Rio de Janeiro, que deverá atender cerca de 60 lojas nessa cidade.
No mesmo ano o Habib’s inaugura a sua primeira unidade auto-atendimento no centro de São Paulo e inclui os refrigerantes em seu cardápio através de uma grande parceria com a Coca- Cola.

1997 – Yes! Nós temos batata
Habib’s inaugura suas primeiras unidades no Rio de Janeiro e Fortaleza e intensifica sua participação no interior paulista. Nesse ano introduz em suas lojas o cardápio em braile para os deficientes visuais e inclui a batata frita no mix de cardápio.

1998 – Melhor franqueador do ano
Habib’s comemora 10 anos de atuação no mercado e ultrapassa a marca de 100 lojas no país com a inauguração de lojas na região central do Brasil (Brasília e Goiânia). Ainda em 1998 lança o Double Habib’s, um lanche com dois hambúrgueres grelhados, aumentando a popularidade da rede. No mesmo ano recebe dois importantes prêmios: Melhor Franqueador do Ano pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) e o prêmio Qualidade Brasil da Internacional Exporter’s Service.

1999 – Preços que começam com zero
Dá início à campanha “Nosso preço começa com zero”, destacando três produtos que custam menos de R$ 1,00 (pastel de queijo e de carne, kibe e esfiha de carne e queijo), reforçando o comprometimento do Habib’s com o consumidor através de uma política de preços baixos. A rede consolida a entrada da marca no estado de Minas Gerais.

2000 – Esfiha agora tem nome
Inaugura suas duas primeiras unidades no estado do Pernambuco e uma central de produção para atender todas as 20 lojas previstas para as cidades de Recife, Olinda e Caruaru no Pernambuco e João Pessoa e Campina Grande na Paraíba. Neste ano a marca personaliza seu produto principal, passando a denominar sua tradicional esfiha de bib’sfiha Habib’s.

2001 – Alô Tia Eda – Um canal voltado ao consumidor
Para manter um relacionamento mais estreito com o consumidor, o Habib´s coloca no ar seu Serviço de Relacionamento com o Cliente, batizado de “Alô Tia Eda”. O serviço recebe sugestões, reclamações e fornece informações sobre a rede.

2002 – 28 Minutos ou o cliente não paga
A marca coloca em funcionamento um exclusivo serviço de entregas denominado “Delivery 28 Minutos”, firmando um compromisso de tempo de entrega com o consumidor. Encerra o ano com um volume recorde de novas lojas em funcionamento: foram 30 lojas inauguradas no Brasil.

2003 – Patrocínio do São Paulo
No ano de comemoração dos seus 15 anos, o Habib’s adotou uma série de iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento da marca. Lançou o Pastel de Belém que superou as mais otimistas previsões de venda e atingiu a marca de 20 milhões de unidades em 2003.
O ano também ficou marcado pela entrada do Habib’s no marketing esportivo através do patrocínio do São Paulo Futebol Clube. A parceria permitiu que a marca exibisse sua logomarca nas mangas do uniforme do time, instalasse uma loja no interior do estádio do Morumbi e comercializasse seus produtos durante os jogos.

2004 – Bib´stortas e Bib´sfihas folhadas
Depois do sucesso do Pastelzinho de Belém, o Habib’s lança as bib’stortas nas versões maçã, banana e Romeu e Julieta e as bib´sfihas folhadas com recheios inusitados de ricota com tomate seco e de carne. O Habib’s encerra o ano com 36 novas unidades inauguradas pelo país.

2005 – Agora em Manaus
O Habib’s inaugura as primeiras unidades (loja e central de produção) em Manaus, chegando a três lojas no norte do país. O processo de expansão tem continuidade com inauguração de lojas nas demais regiões, totalizando 260 unidades. Habib´s premia os melhores profissionais de 2004 com carros e eletrônicos numa grande festa no Olímpia, embalada pelo show dos Titãs e anuncia a sua primeira grande campanha institucional “amigos”.

2006 – Habib’s em dois ícones de consumo paulistano
Shoppings Ibirapuera e Center Norte, dois dos mais antigos e conhecidos redutos de compras de São Paulo passam a contar com a marca Habib´s. A abertura de novas lojas impulsionou os resultados da rede em 3,6% de aumento no número de clientes e 100mil novos pedidos, ou seja, 3% de crescimento em relação ao ano de 2005. Em 2006 o Habib´s conquista do Prêmio de Excelência em Serviços ao Cliente, concedido pela revista Consumidor Moderno.

2007 – Marcado por iniciativas vitoriosas
Habib´s promove o Experts Habib’s, um extenso programa para tornar o colaborador íntimo dos conceitos e práticas da empresa. Essa iniciativa partiu do fundador/ presidente, Alberto Saraiva, por meio do seu livro “Como administrar uma loja Habib’s” e deu início a uma série de estudos e avaliações que envolveu toda a empresa. Os minikibes foram os novos produtos lançados em 2007.
O ano de 2007 também ficou marcado no Habib’s pelo seu novo posicionamento de comunicação, iniciado com a escolha da nova agência de propaganda Giovanni+DraftFCB, que desenvolveu o posicionamento “Você Feliz” e criou uma grande campanha para os miniquibes recheados. Essa campanha garantiu o 1º lugar no prêmio “Empresas Marketing do Ano”, concedido pela revista Marketing.
O marketing esportivo foi reforçado em 2007, com a parceria de dois grandes clubes brasileiros: Londrina Esporte, do Paraná Clube e Vasco da Gama, do Rio de Janeiro.

A política Habib’s de relacionamento com seus clientes e adequada ao bolso do brasileiro, trouxe, nesses quase 20 anos, um reconhecido sucesso junto ao consumidor brasileiro. A empresa apresenta números respeitáveis como 150 milhões de consumidores/ano, além de um patrimônio de 18 mil funcionários diretos, responsáveis por toda a operacionalização da marca e parte essencial do sucesso Habib’s.

Fonte: Sua Franquia.com

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