Franquias: A história do Frans Café

Em 1972, Francisco Conte, o Fran, decide aliar sua paixão pelo café à oportunidade de um bom negócio. A idéia era criar uma cafeteria onde homens e mulheres pudessem tomar um bom café em ambiente diferenciado, elegante e descontraído. Então, o Fran e seu irmão José Roberto, escolhe um ponto no Centro de Bauru, interior de São Paulo, e realiza seu sonho. Nasce, assim, a primeira loja FRAN’S CAFÉ.

“No Brasil da década de 70, em especial em São Paulo, os cafés ainda não tinham seu espaço. Percebi que faltava um ambiente direcionado para o consumo de café, que oferecesse um cardápio voltado exclusivamente para a bebida. Aí tive a idéia de montar o primeiro Fran’s Café”, lembra Fran.

A idéia começou a ganhar forma após a visita, na época com apenas 18 anos, ao cais do porto de Santos, onde visitou uma casa destinada ao café. Ficou interessado na proposta, e resolveu aplicá-la em Bauru.

Com ajuda de seus pais, o jovem Fran inaugurou em 1972 sua primeira loja “numa das ruas mais movimentadas de Bauru”, lembra. Detalhe para o público inicial. “Na época as mulheres não tinham um local apropriado para conversar, tomar um café. Um local seguro onde pudessem ficar tranqüilas. Assim que inaugurei o Fran’s Café, foi um sucesso para o público feminino. As mulheres representavam 90% de todos nossos clientes”, conta Fran.

E como previa, o sucesso foi garantido em Bauru. Depois da primeira loja, Fran inaugura a segunda na cidade. Mas a vontade de levar a cafeteria para capital era presente. “Sempre tive vontade de abrir um café em São Paulo, na capital. E tinha a mesma certeza sobre o sucesso. Porém creio que demorei para chegar em São Paulo”.

Chegada à São Paulo

Em 1988, Fran juntamente com um sócio decide abrir o primeiro Fran’s Café na capital, num dos pontos mais cobiçados da época: o edifício Itália. “Um amigo meu indicou o local, onde funcionava uma farmácia. Fiquei encantado com a possibilidade, mesmo sem ter planejado me instalar em São Paulo naquele ano”, diz Fran, que recorda também que na época foi grande o assédio comercial dos empresários locais. “Recebi muitas ofertas tentadoras para vender o Fran’s Café”.

E por conseqüência do freqüente assédio, em 1992, foi lançado o sistema de franquias. “Foi muito importante a chegada do Fran’s Café em São Paulo. Na época não existiam muitos cafés, na verdade quase nenhum. Então, após a chegada do Fran’s e do início das franquias, a paixão e o hábito do paulistano de tomar seu cafezinho foi crescendo” conta.

Questionado se a abertura de novas cafeterias em São Paulo atrapalhou o faturamento do Fran’s Café, Fran diz sem hesitar “Nós ganhamos muito com o boom de café’s. Porque criou-se um hábito de frequentar esses ambientes. E no mercado existe lugar para todos. Até porque, quem toma um café na minha loja, também toma na do vizinho” diz Fran.

Evolução: o café High Tech

Para acompanhar a modernização tecnológica, toda rede Fran’s Café oferece aos seus clientes o serviço Wi-Fi (rede sem fio). Enquanto toma seu café, o cliente acessa a internet em seu notebook.

Outro ponto de destaque, que não é novidade para ninguém, é o serviço 24 horas. Em qualquer hora do dia ou da noite, o café estará lá pronto para atender o cliente.

Para Fran, toda essa evolução é importante e necessária, e ressalta “Nós, do Fran’s Café, sempre estivemos ligados às novidades, mas sem descuidar do café, que é uma tradição de séculos, e não é apenas uma moda passageira”.

As xícaras de porcelana, os petit-four, a água gaseificada para limpar as papilas gustativas, o ambiente elaborado especialmente para o bem-estar, o ice coffee. As inovações foram tantas que fica difícil contabilizar.

Já são 117 lojas, incluindo São Luis do Maranhão, inaugurada em março, e ainda neste ano, Campo Grande, Porto Alegre e Belo Horizonte entram na lista. A expansão é feita de forma criteriosa, segundo Vanessa Queiroz, Gerente de Franchising. Para ela, levar o Fran’s a Salvador, primeira capital tão distante de São Paulo, foi uma conquista.

A primeira loja em Salvador abriu em janeiro de 2007. As lojas de Manaus, Belém e São Luis são prova de que o projeto de expansão deu certo. Ainda este ano serão mais 25 endereços, que devem levar o Fran’s Café à liderança absoluta do mercado até 2010, quando o Brasil vai alcançar a condição de maior consumidor global da bebida.

Fonte: Sua Franquia.com

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: