Aprenda com histórias de sucesso de pequenas empresas

Como todos sabem, não existem uma receita pronta para o sucesso nos negócios. Sorte, talento, persistência e foco são alguns dos vários fatores que podem construir – ou quebrar – uma empresa start-up.

Mas enquanto não existe uma receita de empreendedorismo, a história nos ensina que não se pode fazer uma empresa de sucesso sem os 6 fatores listados abaixo. Essas regras não são tomadas a partir de livros de marketing, ao contrário, têm sido experimentadas e testadas por empresários bem sucedidos. Veja o que você pode aprender com eles:

1. Ache seu nicho

Quem pensaria que existe um mercado de compras por catálogo, vendendo plantas carnívoras?. Peter d’Amato transformou o seu interesse por plantas carnívoras em um negócio de sucesso. Veja com ele fez, em inglês.

2. Tenha um sólido plano de negócios

Alguns especialistas dizem que você pode lançar uma empresa sem um plano de negócios, identificar e aproveitar as oportunidades ao longo do caminho. Enquanto a estratégia possa funcionar para poucos, a verdade é que um plano de negócios irá ajudá-lo a garantir, por exemplo,  aquele tão necessário capital de fundos de investimentos.

3. Seja comprometido

Ao lançar sua start-up, você terá que superar vários obstáculos: a falta de financiamento, falta de funcionários, recursos escassos. As empresas que falharam geralmente são as que desistiram cedo demais. Se comprometa em resolver os problemas assim que eles surgirem, e você os superará. Como Nelson Silva, da LoveSac diz, se você pensar que “Sempre haverá um caminho”, você verá que realmente existe um.

4. Vá procurar seus clientes

Muitos empresários falham porque eles não acham seus consumidores. O advento dos sites de redes sociais facilitou com que hoje em dia a empresa se conecte com seus consumidores e prospectos. Esse relacionamento não deve apenas ficar restrito à internet. Métodos convencionais como exibir seus produtos em feiras especializadas e conferências também surgem efeito.

5. Network, network, network

Como empreendedor, seu foco deve ser em buscar interessados no seu produto e transformá-los em vendas concretizadas. Pessoas fazem negócio com pessoas que elas conhecem e gostam, então você deve espalhar o nem de sua empresa, fazer contatos e construir relacionamentos.

Fonte: Entrepreneur (veja texto original em inglês)

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